quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Joias Perdidas: Aos 23 anos, 'Messi brasileiro' recomeça no Bragantino


Tiago Luis tinha 18 anos quando foi integrado ao elenco principal do Santos pelo técnico Émerson Leão em 2008. Recém-chegado da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio em que foi artilheiro com oito gols em quatro jogos, se surpreendeu quando foi confirmado entre os titulares que enfrentariam o Bragantino pela quarta rodada do Paulista. A revelação não só foi titular como marcou um gol e, em sua própria análise, fez a melhor partida da carreira.


- Foi o melhor jogo da minha vida. Estava vindo da Copa São Paulo, confiante, dei chapéu, marquei, me senti um menino leve, tranquilo. Foi um baita cruzamento do Kléber (lateral-esquerdo hoje no Internacional) e tive a felicidade de fazer um gol de peixinho no Gléguer - disse o atacante, que muda de feição e exibe um largo sorriso toda vez que lembra de sua estreia, na Vila Belmiro (Veja o gol sobre o Braga e outros da carreira do atleta no vídeo ao lado).


Depois do cartão de visitas, Tiago Luis viveu o prestígio da fama sendo agenciado pelo empresário Wagner Ribeiro, com assédio da imprensa e da torcida. Ele foi parar na capa do jornal espanhol "Marca", com o título de 'Messi Brasileiro', em alusão ao interesse do Real Madrid em seu futebol.


À época, o atacante nascido em Ribeirão Preto negociava sua renovação de contrato com o Santos e recebeu a sondagem de diretores do clube espanhol. O então diretor-esportivo do Madrid, Predag Mijatovic, chegou a se encontrar pessoalmente com seus representantes mas, por divergência nos valores pedidos pelo Peixe, o jogador decidiu renovar com o clube da Vila Belmiro por mais cinco anos.


Capa Marca Tiago Luis (Foto: Reprodução)Capa do Marca destaca interesse do Real por Tiago

Luis (Foto: Reprodução/Internet)


Convocado para a seleção brasileira sub-19 no mesmo ano, a expectativa sobre Tiago Luis só aumentou, mas, desde então, o jogador jamais conseguiu corresponder em campo. Ele próprio admite: a quatro meses do fim de seu contrato com o Peixe, emprestado ao Bragantino, ainda não estourou.


- Apareci, mas não estourei, não fiz um bom campeonato, não apareci de verdade no futebol brasileiro. Espero a minha hora e sei que ela vai chegar. Não sei quando, mas estou trabalhando para isso.


Interesse colorado


Parte da frustração que o atacante carrega na fala vem de 2009. Márcio Fernandes era o técnico do Santos quando o Internacional apresentou uma proposta para comprar Tiago Luis. Em meio à negociação, Vagner Mancini assumiu o comando do Peixe e disse ao atacante que tinha intenção de utilizá-lo, mas que ia esperar o desfecho da conversa entre as diretorias para integrá-lo ao elenco.


O negócio acabou não saindo, e o atacante passou a ficar fora do trabalho de Mancini.


- Nunca reclamei, nunca fiz cara feia, mas não me levavam para os jogos. Sempre perguntava ao treinador o que poderia fazer para melhorar e nunca entendi por que não era relacionado.


Tiago Luis pelo Santos (Foto: Agência Lance)Tiago Luis foi artilheiro da Copa São Paulo com

8 gols (Foto: Agência Lance)


Pouco aproveitado, o atacante decidiu aceitar o interesse do União Leiria, de Portugal, que o contratou por empréstimo de um ano no meio de 2009. Tiago Luis não se arreprende da escolha, mas acredita que sua passagem pelo futebol europeu foi um atraso na carreira.


- Até então não sabia que time era o União Leiria. Sabia da história, da estrutura, mas não sabia como era o clube. Só ia saber indo e decidi arriscar. Falo que foi uma experiência de vida, porque profissionalmente foi um atraso. Joguei 23 partidas, fora da minha posição. Era lateral-direito e fiz só um gol. Fiquei sem receber por cinco meses, minha documentação era toda enrolada por baixo dos panos. Se eu fosse deportado, seria culpa da diretoria e eles não estavam nem aí. Foi uma fase bem difícil da minha vida - destacou Tiago Luis.



Não me arrependo de nada. Estou feliz. O sol nasce para todos"


Tiago Luis



De volta ao Brasil, teve que buscar espaço em um time já formado, que ganhou tudo com Neymar, Robinho, Ganso e companhia.


- Às vezes penso que poderia estar junto com eles se tivesse ficado no Santos e tivesse esperado minha chance. Subi antes de Ganso e Neymar, mas não me arrependo de nada. Estou feliz no Bragantino. O sol nasce para todos.


Acesso na Ponte


Em 2011, Tiago Luis afirma ter reencontrado parte da alegria de jogar futebol em sua passagem pela Ponte Preta. No Paulista, a Macaca foi eliminada nas quartas de final para o Santos. Tiago Luis não pôde jogar por cláusula do contrato de empréstimo. No segundo semestre, ajudou a Ponte a subir na Série B do Brasileirão.


Ele até queria permanecer em Campinas, mas recebeu o recado da diretoria do Santos de que Muricy Ramalho iria contar com todo o elenco, inclusive os emprestados.


- Joguei dois jogos, mas o Muricy me disse que não ia me utilizar mais. Comecei a treinar separado e ninguém me deu satisfações, ninguém me falou nada. Fiquei chateado porque me falaram que vários atletas seriam emprestados, mas só eu fiquei treinando separado. O resto que foi emprestado continuou treinando normal.


Tiago Luis Bragantino (Foto: Arthur Costa/ Globoesporte.com)Tiago Luis em treino do Bragantino (Foto: Arthur Costa/ Globoesporte.com)


Recomeço


Lutando contra seguidas lesões, Tiago Luis busca retomar a carreira este ano. Depois de passar pelo XV de Piracicaba no Paulista, ele espera ajudar o Bragantino na reta final da Série B para que o clube não caia para a Série C.


- Fico chateado de não aparecer, não jogar. De saber que as pessoas me conhecem, apreciam meu futebol e que eu não consigo jogar. Mas olho pelo lado positivo. Temos que lutar sempre, porque futebol é um mundo difícil mesmo. Pego o exemplo do Wesley, que é muito amigo meu. Era atacante, virou volante, voltou pro Santos, foi vendido ao Werder Bremen, foi pra seleção brasileira e voltou para o Palmeiras comprado. No futebol, você não pode desistir, tem que esperar sua oportunidade.


E sem desistir, Tiago Luis tenta mostrar ao Santos, seu clube do coração, que pode ser útil. Seu contrato termina em janeiro de 2013 e ele não se anima com a chance de renovação.


- Ninguém falou nada para renovar, creio eu que o Santos não vá querer renovar. Meu objetivo é fazer um bom campeonato aqui e esperar alguma coisa aparecer.