sábado, 13 de outubro de 2012

Muricy descarta Arouca como meia, mas valoriza 'elemento surpresa'


Arouca Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Arouca é um curinga na equipe do Santos

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Arouca é considerado um dos jogadores mais versáteis do meio-campo do Santos. Titular do Peixe desde janeiro de 2010, quando chegou ao clube, o camisa 5 já atuou como primeiro e segundo volante, sempre intercalando as funções defensivas com o papel de puxar os contra-ataques em velocidade pelo meio, ou até caindo pelas pontas - como ocorreu no segundo tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, na última quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.


O técnico Muricy Ramalho conhece bem a versatilidade do jogador e sabe que ele não rende como homem de criação. Apesar da função mais de marcação, o comandante destaca o papel do camisa 5 como “elemento surpresa”, enaltecendo a liberdade que o atleta tem para avançar ao ataque.


- Não podemos chegar para o Arouca e dizer que ele será o meia, porque ele não vai se sentir bem. Ele não gosta de jogar de costas, sente muita dificuldade. Não adianta fazer um quadrado com dois volantes e deixar ele na outra ponta com mais um. Mas se você dá liberdade para ele sair jogando, ele gosta - explicou o técnico.


Diante do Botafogo, Arouca começou a partida como segundo volante. Até os 37 minutos do primeiro tempo, a função do camisa 5 foi essencialmente defensiva, já que Bernardo e Felipe Anderson eram os homens do meio-campo mais próximos do ataque. Com a entrada de Henrique no lugar de Bernardo, Arouca não se desligou da contenção, mas ganhou liberdade para apoiar o ataque pela esquerda - Felipe Anderson caiu pela direita.


- Ele (Arouca) se sente bem e rende bastante vindo de trás, porque fica com liberdade para jogar e sabe que não terá de voltar como um louco porque terá cobertura - completou.


Com 152 partidas pelo Santos desde que chegou ao clube em 2010, e dois gols marcados, Arouca é nome certo na equipe que neste domingo, às 16h (de Brasília), enfrenta o Vasco, na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Brasileirão. O que não se sabe ainda é se o jogador atuará somente com Adriano ao lado, ou se Muricy apostará em uma trinca de volantes, com ele, Adriano e Henrique, além de Felipe Anderson na ligação.


Clique e veja vídeos do Santos