LANCEPRESS! - 18/10/2012 - 20:16 São Paulo (SP)
Julgado nesta quinta-feira por quebrar uma regra na realização do exame antidoping, o lateral-esquerdo Juan, do Santos, foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele corria o risco de ser suspenso por dois anos. Já o clube foi advertido.
Sorteado para o exame no jogo contra o Flamengo, o jogador deveria seguir do campo diretamente para o local onde é feita a coleta. No entanto, Juan passou pelo vestiário quebrou a chamada "Cadeia de Custódia". Ele foi denunciado nos artigos 2.3 e 2.5 do Código Mundial Antidoping, porque sua atitude pode ter configurado "recusa ou fuga da coleta" e "tentativa de alteração de qualquer componente de controle". Além disso, foi enquadrado no artigo 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), sob risco de suspensão por seis partidas.
Juan compareceu ao tribunal no Rio de Janeiro e garantiu que passou pelo vestiário apenas para pegar seus pertences, prática que, segundo ele, é comum em todos os clubes. O advogado do Peixe, João Vicente Gazolla, ainda lembrou que denunciar esse tipo de atitude ao STJD é uma prática nova, que busca tornar a regra mais severa com vistas na Copa de 2014. Segundo ele, a mudança de procedimento não foi comunicada a dirigentes e jogadores como deveria.
