quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Léo passa por nova artroscopia no joelho direito e pode antecipar 'adeus'


Léo, lateral-esquerdo do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Futuro de veterano Léo no Santos está em dúvida

(Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


O ex-lateral e agora meia Léo , jogador mais vitorioso do Santos desde o fim da "Era Pelé, pode não vestir mais a camisa alvinegra. O veterano, de 38 anos, foi submetido a uma artroscopia no joelho direito na última quarta-feira e corre o risco de ser obrigado a antecipar sua aposentadoria, originalmente prevista para dezembro.


O drama de Léo teve início no último dia 6 de outubro, na derrota para a Portuguesa, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No duelo realizado no Canindé, o veterano sofreu uma pancada no joelho. Depois disso, desfalcou o Peixe nas últimas três partidas no Brasileirão, contra Coritiba, Ponte Preta e Internacional.


Normalmente, um jogador leva cerca de 30 dias para se recuperar de uma artroscopia no joelho. Caso Léo precise desse tempo - especula-se que, por conta da idade elevada, o período de recuperação seja ainda maior -, ele só deve voltar a treinar às vésperas da 35ª rodada do Brasileirão. Como ainda terá que recuperar a forma física, é pouco provável que ele entre em campo em algum dos últimos três compromissos do Alvinegro na competição.



Não é a primeira vez que Léo passa por uma artroscopia no joelho direito. Em novembro do ano passado, ele já havia sido submetido a tal intervenção e só voltou a jogar no início de 2013.


História


Léo é o décimo jogador que mais vezes vestiu a camisa do Santos. Com 454 jogos e 24 gols, ele está a apenas três partidas de Coutinho, o nono da lista. Além de Coutinho, só Tite, Clodoaldo, Edu, Dorval, Lima, Zito, Pepe e Pelé jogaram mais que o "Guerreiro da Vila", como ficou conhecido pela torcida alvinegra.


Em duas passagens pelo Peixe, ele se tornou o atleta mais vitorioso do clube desde o fim da "Era Pelé". Com a camisa alvinegra, ele conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004), três Campeonatos Paulistas (2010, 2011 e 2012), uma Copa do Brasil (2010), uma Taça Libertadores (2011) e uma Recopa Sul-Americana (2012).