sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Bruno Mendes dá fim a jejum do Bota e é eleito o craque da rodada#31


Na primeira vez em que jogou como titular com a camisa do Botafogo, o atacante Bruno Mendes resolveu o clássico contra o Vasco e ajudou o Alvinegro a quebrar o jejum de sete rodadas sem vitória, além de ter sido a primeira do Glorioso em clássicos no Brasileirão 2012. O jogador, que já havia sido decisivo no empate contra o Grêmio, marcou dois gols e deu passe para outro no triunfo por 3 a 2 no Engenhão e recebeu nota 9,0 dos avaliadores do Troféu Armando Nogueira, sendo considerado o melhor da 31ª rodada.


Neymar mais uma vez deu show. Com um gol de placa marcado e muitos dribles que arrepiaram os zagueiros do Atlético-MG, ele recebeu nota 8,0, a mesma de Aloísio , fundamental na virada do Figueirense sobre o Internacional por 3 a 2 em pelo Beira Rio. Ele marcou duas vezes e chegou a 12 tentos na competição. Outro a ter grande atuação foi Paulo Miranda , do São Paulo, que foi avaliado com nota 8,5, mesmo improvisado outra vez na lateral direita.


A rodada ainda ficou marcada pela primeira nota zero do Armandão deste ano. Marcelo Moreno, do Grêmio, esteve em campo por apenas 43 segundos até ser expulso após atingir Rafael Sobis com uma cotovelada. A atuação relâmpago só poderia receber a avaliação mínima dos jurados.


Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% do Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.


Seleção da 31ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


GOLEIRO:


Apesar dos dois gols sofridos, Wilson foi um dos heróis da vitória do Figueirense, de virada, sobre o Internacional em pleno Beira-Rio. O goleirão do time catarinense fez ao menos seis grandes defesas na partida, sendo uma delas já aos 46 minutos do segundo tempo, no que poderia ser o empate do Inter. Graças à exibição de Wilson, que recebeu nota 7,5, o Figueira ainda pode sonhar com a permanência na Série A. Dida, da Portuguesa, e Saulo, do Sport, foram outros a se destacarem debaixo dos postes, recebendo 7,0 na avaliação dos jurados.


LATERAL-DIREITO:


Improvisado na lateral direita, Paulo Miranda fez uma partida impecável nesta quinta-feira diante do Atlético-GO. Bem na contenção dos avanços dos jogadores do Dragão, o zagueiro de origem ainda apareceu bem no ataque e, com oportunismo, marcou o gol que abriu o placar para o São Paulo no Morumbi (veja no vídeo ao lado). Nota 8,5 para o jogador, que vem crescendo de rendimento na posição pelo Tricolor paulista. Outro que teve ótimo desempenho foi Cicinho, do Sport. O veterano deu duas assistências para os primeiros gols do Leão contra a Ponte Preta e teve ótima participação ofensiva na partida, recebendo nota 8,0 dos avaliadores.


ZAGUEIROS:


Na luta contra o rebaixamento, o Palmeiras tinha um grande desafio na rodada: vencer o Bahia fora de casa. E o resultado veio sem que a equipe sofresse gols do veloz e perigoso ataque baiano. A boa atuação defensiva teve o destaque de Henrique , de volta à posição de origem, que sequer cometeu faltas no jogo e parou as jogadas de Gabriel, Jones e Zé Roberto. Ele recebeu nota 7,0 dos avaliadores. Outro que teve boa participação defensiva foi Luccas Claro , do Coritiba, que bateu o Náutico por 2 a 1. Com apenas uma falta cometida, o zagueiro esteve seguro durante todo o jogo e, apesar do gol sofrido no fim da partida, ganhou a mesma nota de Henrique.


LATERAL-ESQUERDO:


No empate entre Portuguesa e Flamengo em 0 a 0, as melhores chances de gol foram do time carioca. As investidas de Ramon , pelo lado esquerdo, renderam perigo constante à Lusa durante a partida. Em chute do lateral, Dida teve que fazer grande defesa para salvar o gol. Em outra oportunidade, ele serviu Vagner Love que, cara a cara, perdeu grande chance, no lance que foi considerado o gol perdido da rodada. Pela boa participação ofensiva, Ramon recebeu nota 7,0 dos avaliadores. Na posição, Carlinhos, do Fluminense, teve boa participação (7,0) e Cortez, do São Paulo foi outro a se destacar (6,5).


VOLANTE:


O gol de Tobi em uma cabeçada indefensável (veja o vídeo ao lado) foi um alívio para o Sport, que acabou vencendo a Ponte Preta por 3 a 1. O volante demonstrou uma raça impressionante no duelo contra o time campineiro e foi o melhor atleta na contenção, tendo cometido apenas uma falta e ganhado boa parte das disputas com os meio-campistas da Macaca. Pelo conjunto da obra, Tobi recebeu nota 7,5 dos jurados. Quem teve a mesma avaliação foi Gil, do Coritiba, que teve boa participação na vitória sobre o Náutico, dando uma bela assistência para o gol de Deivid.


MEIAS:


Elano reencontrou o bom futebol depois de se transferir para o Grêmio. E, mais uma vez, ele foi um dos destaques da equipe, desta vez diante do Fluminense no empate em 2 a 2. O meia cobrou uma falta à la Ronaldinho Gaúcho, por baixo da barreira, abrindo o placar no Engenhão (veja no vídeo ao lado). Um belo gol, que redundou na nota 7,5 ao armador. Com a mesma avaliação, Ronny teve papel importante na virada do Figueirense contra o Internacional. Além do gol marcado, ele ainda fez assistência cirúrgica para o primeiro tento de Aloísio na partida. Vale ainda destacar as participações de Juninho Pernambucano, do Vasco, e Zé Roberto, do Grêmio, que também receberam 7,5, mas acabaram fora da seleção da rodada.


ATACANTES:


Neymar deu mais uma vez provas de que é o melhor jogador brasileiro da atualidade e um dos melhores do mundo. Marcou um gol espetacular, que foi considerado o mais bonito da rodada (veja no vídeo ao lado), e ainda deu dribles e desconcertou a zaga do Atlético-MG ao longo do confronto que terminou no empate entre as equipes por 2 a 2. A performance rendeu nota 8,0 ao craque, a mesma de Aloisio, do Figueirense. O atacante do time catarinense foi decisivo na virada sobre o Inter ao marcar dois gols e chegou a 12 no campeonato. No entanto, o melhor da posição foi também o craque da rodada. Bruno Mendes, do Botafogo, participou dos três gols na viória da equipe diante do Vasco: marcou dois e deu passe para outro, recebendo nota 9,0. Recém-chegado ao Glorioso, o jovem de 18 anos tem enchido a torcida botafoguense de esperança de alcançar uma posição melhor no Brasileirão.