Pedro Lopes - 01/10/2012 - 13:11 Santos (SP)
No último sábado, o técnico do Santos, Muricy Ramalho, falou da falta que faz o zagueiro Edu Dracena, afastado por contusão pelo restante da temporada. O comadante alvinegro enfatizou a liderança e a experiência do veterano jogador como fatores decisivos para o bom desempenho da equipe. Analisando a situação, entretanto, pelo menos no quesito gols marcados, o reserva Bruno Rodrigo vem substituindo o capitão santista à altura.
Além de ser um líder em campo, Edu Dracena sempre se destacou pela presença forte no jogo aéreo, tanto na parte defensiva como ofensivamente. Na atual temporada, foram sete gols marcados, o que torna o jogador o vice-artilheiro dentre os atletas que continuam no elenco. Ganso, que tinha oito gols, e Alan Kardec, que marcou 13 vezes, deixaram a equipe. A marca neste ano é a melhor do zagueiro com a camisa do Santos, e faz dele o o terceiro defensor com mais gols pelo clube, 14 - o líder é Alex, atualmente no PSG (FRA), com 20.
Com a lesão do titular, coube a Bruno Rodrigo assumir a função de zagueiro-artilheiro, já que seu companheiro de zaga, Durval, aparece menos no ataque. Com 1,84m de altura, o substituto se destacou na Portuguesa antes de se transferir ao Peixe. Pela Lusa, costumava marcar gols: foram quatro em 2008, e cinco em 2009. Com a transferência para a Baixada, o jogador deixou de ser titular absoluto e os gols rarearam. Até o ínicio deste ano, nunca havia balançado as redes pelo clube atual.
Em 2012, Bruno parece ter reencontrado o lado artilheiro, perdido desde os tempos de Canindé: contra o Linense, na sétima rodada do Paulistão, foi às redes pela primeira vez com o uniforme santista; na 18ª do Brasileirão, deixou sua marca contra o Corinthians. Com um gol na partida de volta da final da Recopa Sul-Americana diante da Universidad de Chile, e outro marcado diante do Grêmio no último domingo, o zagueiro chega a quatro gols na temporada, e pode alcançar Edu Dracena até o final do ano.
Após o empate por 1 a 1 com o Tricolor Gaúcho neste domingo, Bruno Rodrigo falou sobre a importância de voltar a fazer gols com a boa sequência:
- Felizmente, na Portuguesa eu fazia muitos gols, infelizmente aqui tinha feito poucos. Agora estou tendo uma sequência boa e dá para ir na área do adversário de vez em quando. A gente procura se defender bem e sempre incomodar lá na frente - afirmou.
O zagueiro terá uma nova oportunidade de subir na briga pela artilharia no próximo sábado, quando o Peixe recebe o Internacional, às 16h20, na Vila Belmiro.