LANCEPRESS! - 01/10/2012 - 11:24 Santos (SP)
Com a expulsão contra o Grêmio, no último domingo, o atacante Neymar pode ser desfalque do Santos nas próximas quatro rodadas do Brasileirão. Explica-se: contra o Inter, no próximo sábado, ele cumprirá suspensão automática. Nos outros três jogos (Botafogo, Vasco e Atlético-MG), será ausência devido aos amistosos que irá disputar pela Seleção contra Iraque e Japão, nos dias 10 e 14 de outubro.
Preocupada com a situação, a diretoria santista já enviou um pedido de adiamento à CBF, incluindo datas hábeis para alteração no calendário, para as partidas diante do Vasco e Atlético-MG, nas quais a equipe alvinegra tem o mando de jogo - nas outras duas (Inter e Vasco), o Peixe nada pode fazer. Segundo Odílio Rodríguez, vice-presidente do Santos, a resposta deve chegar ainda nesta segunda-feira.
- Realmente estamos preocupados com a ausência do Neymar nessas partidas. Ele é um jogador fora de série, faz diferença para qualquer equipe do mundo. Ainda não tivemos resposta. Eles nos informaram que dariam o parecer nesta segunda-feira, estamos aguardando, é complicado - disse Odílio.
A grande preocupação em torno da ausência da Joia se deve à posição em que o Santos ocupa na tabela de classificação. Equipe está na 13ª colocação, apenas sete pontos na frente do Sport, primeiro colocado do Z4, e pode ter de brigar contra o rebaixamento sem a presença de seu principal jogador.
Os números mostram a importância do atacante para o Peixe neste Brasileirão. Sem a Joia, equipe venceu apenas duas vezes, empatou sete e perdeu oito, tendo aproveitamento de 24,5%. O desempenho colocaria a equipe da Vila Belmiro na lanterna do Brasileirão, abaixo do Atlético-GO, que tem 26,7%.
Com o craque em campo, Santos Peixe somou seis vitórias, três empates e apenas uma derrota, tendo aproveitamento de 70%, pouco abaixo do líder Fluminense, que tem rendimento de 72,8% nesta competição.