quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Santos FC está entre os três clubes mais transparentes do Brasil


Uma pesquisa elaborada pela PLURI Consultoria mostrou que o Santos FC é o segundo clube mais transparente do Brasil, com 89 pontos, e o que possui o maior histórico de balanços publicados em seu portal. A avaliação levou em consideração 14 critérios, entre eles a facilidade no acesso ao balanço; periodicidade de publicação e disponibilidade do estatuto no site.


Com a chegada da atual presidência, a segunda mais vencedora nos 100 anos de Clube, o Santos FC passou a ser administrado como uma grande empresa. Esse novo olhar sobre o futebol trouxe a criação de um Comitê de Gestão para que profissionais com experiência no meio empresarial passassem a elaborar estratégias para o desenvolvimento do clube como um todo, tendo como alicerce principal a política de governança corporativa.


Outra ação que ajudou o Santos FC a ser mais transparente foi a reformulação do Estatuto Social do clube, aprovado por mais de 90% dos associados em Assembleia Geral, em março de 2011. O novo documento valoriza a participação dos sócios e ajuda a coibir a formação de monopólios. Entre as novas medidas estão o direito a apenas uma reeleição presidencial, os sócios poderem votar com um ano de associação e a divulgação do balanço ser feita a cada três meses.


Segundo o relatório da pesquisa, quanto mais transparente é a instituição, mais o mercado se sente confiante em fazer novos negócios e, consequentemente, gera mais renda ao clube. Um dos reflexos desse processo no Santos FC foi o aumento de 450% em patrocínios de camisa e o crescimento de 830% no número de produtos licenciados, em apenas três anos. No geral, o faturamento do Santos subiu de R$ 70 milhões, em 2009, para quase R$ 190 milhões em 2011.


“A transparência é condição básica para que as coisas aconteçam em respeito ao dono do Clube, que é o sócio, e ao cliente do Clube, que é o torcedor”, afirma o presidente Luis Alvaro. “Os números que alcançamos são explicados, em boa parte, pelo reconhecimento do mercado ao nosso modelo de gestão”, conclui.


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao