Seleção terá amistoso derradeiro em março antes
da convocação para o Mundial (Foto: Reuters)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira o calendário do futebol brasileiro para 2014, ano da Copa do Mundo no país. A bola começa a rolar no território nacional no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial, que inicia oito dias depois. A Seleção fará um último amistoso em março, antes da convocação no dia 7 de maio. Com a lista final, o time de Felipão ainda disputará alguns amistosos de preparação no país. Depois da Copa, o Brasil tem mais seis amistosos previstos em datas Fifa no segundo semestre, além do Superclássico das Américas contra a Argentina, nos dias 28 de agosto e 17 de setembro. O cronograma do ano que vem continua sem prever paralização das competições nacionais durante os amistosos da Seleção, levando os jogadores convocados do país a desfalcarem os seus clubes.
O calendário fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas em 2014, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril. Com isso, os principais regionais do país terão que começar mais cedo: a Copa do Nordeste e os campeonatos Paulista, Carioca, Gaúcho, Pernambucano, Baiano, Catarinense, Paranaense e Goiano serão antecipados em uma semana em relação à atual temporada. Já o Mineiro começará duas semanas antes do que em 2013. Outros estaduais sofrerão situação inversa e só verão a bola rolar mais tarde, como o Cearense e o Paraibano, que este ano iniciaram suas disputas nos dias 5 e 6 de janeiro, respectivamente.
As Séries A, B e C do Brasileiro serão outros campeonatos que começarão mais cedo. A Primeira e a Segunda Divisão vão se iniciar nos dias 20 e 19 de abril, respectivamente, cinco dias antes do que a atual temporada. Já a Terceirona será antecipada em um mês, com previsão para 27 do mesmo mês. A Série D, por sua vez, será adiada em quase dois meses, começando em 27 de agosto (em 2013, seu início foi no dia primeiro de junho).
Outra mudança será na Taça Libertadores. Assim como ocorreu nesta temporada para a Copa das Confederações, a competição será interrompida para o Mundial, mas a final será adiada para o dia 13 de agosto, três semanas depois da decisão entre Atlético-MG e Olimpia, em julho. A Copa Sul-Americana também começará tardiamente e só terá bola rolando no dia 27 de agosto, quase um mês mais tarde do que iniciou este ano. Já o Mundial de Clubes da Fifa seguem sendo disputado na mesma semana, entre os dias 10 e 20 de dezembro.