segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Em baixa, joia faz 18 anos e ganha apoio do pai: 'Futebol é superação'


Victor Andrade, treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Victor Andrade atinge a maioridade, ainda atrás de

espaço no Santos (Foto: Ricardo Saibun)


Victor Andrade é mais uma das joias do Santos a atingir a maioridade. Nesta segunda-feira, o atacante chega aos 18 anos, ainda que passando por um momento que não é exatamente aquele com o qual ele sonhava para comemorar a data. Além de ter feito só cinco jogos em 2013 (sendo apenas três oficiais), o garoto está em baixa com o técnico Claudinei Oliveira. Cenário que se acentuou após ter se recusado a viajar para uma série de partidas na Ásia, com o elenco sub-23. Mas, em meio à turbulência, o jovem tem o apoio daquele que mais aposta em seu futebol: o pai, Nelson Andrade.


Nelson tem participação ativa na carreira do atacante desde a chegada ao Santos, em 2007, mas nem por isso acoberta o filho. Da mesma forma que ele não foi a favor da convocação para os amistosos em Vietnã e Indonésia, o pai da joia, no ano passado, aprovou as cobranças de Muricy Ramalho, então técnico do Peixe, avaliando que as mesmas, apesar de rígidas, visavam ao bem do jogador. E se a fase é a mais difícil desde que subiu para o elenco profissional, em junho de 2012, é também o momento para que Victor Andrade possa se superar.


- A gente conversa muito, ele não faz nada sem falar comigo e eu não tomo decisões sem falar com ele. Em casa, preservamos a hierarquia, com as decisões tomadas em conjunto. Acho que todo dia na vida de um jogador de futebol é um recomeço, uma superação. É isso que a gente passa para ele – explica Nelson, que não poupa elogios ao filho, que no início do ano, disse esperar que 2012 fosse o ano "da grande virada" na carreira.



- Ele (Victor Andrade) é daqueles que chega aos treinos antes e sai depois dos outros. Não falta nunca. A gente orienta que, na carreira de um atleta, é preciso vencer um desafio após o outro. Ele é bom filho, obediente, e certamente será um bom homem – afirma.


Victor Andrade tem 24 jogos (dois deles amistosos) pelo Santos, e três gols marcados. No ano passado, o atacante chamou atenção do Werder Bremen, da Alemanha – que em agosto de 2012 enviou um representante ao Brasil para tentar a contratação do jogador, sem sucesso. Além disso, é um dos meninos que estão na mira do Barcelona. Os catalães o incluíram em um "pacote" de atletas no qual têm prioridade na compra, ao lado de Gabriel e Giva, como parte da negociação de Neymar.


Vinculado ao Santos até outubro de 2014, Victor Andrade tem multa rescisória de € 50 milhões (R$ 150 milhões). A partir de abril, poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe. Até o momento, atacante e Peixe não se acertaram sobre uma eventual renovação.