quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Felipão apoia diálogo entre atletas e CBF, mas evita críticas ao calendário


O técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari , comentou nesta quinta-feira sobre o manifesto de um grupo de 75 jogadores do futebol brasileiro pedindo mudanças no calendário de 2014, divulgado nesta semana pela CBF. No Rio de Janeiro, durante a convocação para os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia, o treinador se mostrou a favor da iniciativa, desde que haja diálogo entre atletas, dirigentes e todos os envolvidos.


- É um posicionamento normal e tranquilo de todas as partes envolvidas. Todos devem sentar e conversar para que se chegue a um equilíbrio no calendário. Sempre falei e volto a repetir: com todas as partes pensando e dialogando sobre o futebol, como está sendo colocado por CBF, federações e atletas, acho que podemos chegar a um consenso futuramente – disse Scolari.


Luiz Felipe Scolari felipão brasil coletiva (Foto: Mowa Press)Scolari pede equilíbrio na conversa entre as partes envolvidas no calendário do futebol (Foto: Mowa Press)


Felipão, no entanto, evitou críticas ao calendário nacional. Segundo o treinador, nesse quesito, o futebol brasileiro não é muito diferente do europeu. Scolari chegou a citar lesões de atletas da Seleção, em início de temporada na Europa, para justificar sua tese e lembrou que 2014 será um ano diferente, por conta da Copa do Mundo.


- O Julio César se machucou e o Thiago Silva vai ficar fora por seis semanas. Não é só o futebol brasileiro que sofre com lesões. A temporada na Europa mal começou e já tem jogadores lesionados. O calendário não é tão diferente como as pessoas imaginam. Em relação a 2014, será um ano especial por causa da Copa. Mas acho que as partes envolvidas podem sentar para que se chegue a um equilíbrio.



Em nota, terça-feira, 75 atletas - incluindo os convocados Jefferson, Dedé e Alexandre Pato - mostraram contrariedade com a forma como a CBF armou as datas das partidas em 2014, inclusive com quebra das férias, que passarão a ser divididas em 15 dias no início e 15 no meio da temporada, na pausa para a Copa do Mundo. Os jogadores pedem uma reunião com a entidade para tratar da questão.


De acordo com o calendário previsto, a temporada de 2014 vai começar no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial. Isso fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril, com 21 datas disponíveis para organizarem seus jogos (duas a menos do que a atual temporada).


Confira a nota e a lista dos atletas que a assinaram:


Nós, atletas profissionais de futebol, com representantes em clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro, vimos, de forma oficial, demonstrar nossa preocupação com relação ao calendário de jogos divulgado na última sexta-feira (20/09) pela Confederação Brasileira de Futebol para o ano de 2014.


Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores.


Queremos ser uma parte mais efetiva deste movimento que se faz extremamente necessário e, para tanto, solicitamos uma reunião com a entidade que administra o futebol brasileiro (CBF) para tratar de questões propositivas e de comum interesse.


Estamos convictos de que dar esse primeiro passo significa caminhar na direção do profissionalismo, da transparência e da busca pela excelência no futebol de alto rendimento praticado no Brasil.


Contamos com o apoio de outros atletas e convidamos todos os profissionais do futebol e apaixonados pelo esporte a se unirem a nós nesta iniciativa em benefício do futebol brasileiro.


Informaremos ao público o andamento e os resultados desta nova discussão assim que possível


Sem mais para o momento,


Os jogadores que assinaram:


Alessandro (Corinthians)

Alex (Coritiba)

Alex (Internacional)

Alexandre Pato (Corinthians)

Anderson (Paraná Clube)

André Rocha (Figueirense)

Arouca (Santos)

Barcos (Grêmio)

Bolívar (Botafogo)

Cássio (Corinthians)

Ceará (Cruzeiro)

Cícero (Santos)

Corrêa (Portuguesa)

Cris (Vasco)

D'Alessandro (Internacional)

Dedé (Cruzeiro)

Deivid (Coritiba)

Dida (Grêmio)

Diego Cavalieri (Fluminense)

Douglas (Corinthians)

Edson Bastos (Ponte Preta)

Edu Dracena (Santos)

Edu Schimidt (Sem Clube)

Elano (Grêmio)

Elias (Flamengo)

Fabinho (Criciúma)

Fábio (Cruzeiro)

Fábio Santos (Corinthians)

Fabrício (São Paulo)

Fahel (Bahia)

Felipe (Fluminense)

Fernando Prass (Palmeiras)

Gilberto Silva (Atlético-MG)

Ibson (Corinthians)

Jadson (São Paulo)

Jefferson (Botafogo)

Juan (Internacional)

Júlio Baptista (Cruzeiro)

Juninho Pernambucano (Vasco)

Kleber Gladiador (Grêmio)

Léo Moura (Flamengo)

Leonardo (Criciúma)

Lima (Portuguesa)

Lincoln (Coritiba)

Lúcio Flávio (Paraná Clube)

Luís Alberto (Atlético-PR)

Luís Fabiano (São Paulo)

Luís Ricardo (Portuguesa)

Maldonado (Corinthians)

Marcel (Criciúma)

Marcelo Lomba (Bahia)

Marco Antonio (Atlético-PR)

Moisés/Meia (Portuguesa)

Moisés/Zagueiro (Portuguesa)

Neto Baiano (Goiás)

Paulo André (Corinthians)

Paulo Baier (Atlético-PR)

Paulo Cesar (Sem Clube)

Rafael Moura (Internacional)

Rafael Sobis (Fluminense)

Roberto (Ponte Preta)

Rodrigo (Goiás)

Rogério Ceni (São Paulo)

Serginho (Criciúma)

Souza (Portuguesa)

Thiago Ribeiro (Santos)

Tinga (Cruzeiro)

Titi (Bahia)

Valdívia (Palmeiras)

Valdomiro (Portuguesa)

Victor (Atlético-MG)

Wendel (Vasco)

William (Ponte Preta)

Zé Roberto (Grêmio)