quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Santos compra causa de jogadores e reprova calendário da CBF para 2014


Odilio Rodrigues vice presidente Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Odilio critica calendário e CBF (Foto: Pedro Ernesto

Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)


A diretoria do Santos divulgou, na noite desta quinta-feira, uma nota oficial reprovando o calendário do futebol brasileiro proposto para 2014 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No documento, assinado pelo presidente Odílio Rodrigues, o clube enumera os problemas do atual modelo e se coloca à disposição para discutir possíveis soluções.


Na nota emitida, o homem forte do Peixe elenca os sete principais equívocos detectados no calendário formulado para a próxima temporada: excesso de jogos; falta de período adequado de pré-temporada para jogadores e clubes; campeonatos regionais mal formulados; falta de datas disponíveis para excursões internacionais, com a busca novos mercados, necessário intercâmbio com outros centros de futebol e ação com patrocinadores; competições nacionais e regionais com baixo apelo comercial e pequeno público nos estádios; amistosos da seleção desfalcando os clubes em momentos importantes das competições que participam; janelas de transferências prejudiciais aos clubes brasileiros.



Além de apontar erros, a diretoria santista se propõe a participar de discussões para a melhoria do calendário brasileiro. Antes de finalizar, Odílio Rodrigues faz um alerta: é preciso que as entidades que administram o futebol no Brasil reflitam e debatam o problema no qual estão inseridos.


Não é a primeira vez que Odílio Rodrigues critica o calendário do futebol brasileiro. Após a derrota do Santos para o Barcelona por 8 a 0, no início de agosto, o dirigente santista citou a falta de tempo para excursões para justificar a goleada no amistoso do Camp Nou.


Veja a nota na íntegra:


Posição do Santos Futebol Clube sobre o Calendário do Futebol Brasileiro


Em razão da repercussão e críticas que surgiram após a apresentação, pela CBF, do calendário do futebol brasileiro para o ano de 2014, o Comitê de Gestão do Santos Futebol Clube vem a público se manifestar, conforme segue:


O modelo atual e o proposto para 2014 do calendário do futebol brasileiro repetem uma série de equívocos, já amplamente identificados, por todos os segmentos envolvidos na organização do futebol.


Dentre esses equívocos, gostaríamos de ressaltar alguns: (i) excesso de jogos; (ii) falta de período adequado de pré-temporada para jogadores e clubes; (iii) campeonatos regionais mal formulados; (iv) falta de datas disponíveis para excursões internacionais, com a busca novos mercados, necessário intercâmbio com outros centros de futebol e ação com patrocinadores; (v) competições nacionais e regionais com baixo apelo comercial e pequeno público nos estádios; (vi) amistosos da seleção desfalcando os clubes em momentos importantes das competições que participam; (vii) janelas de transferências prejudiciais aos clubes brasileiros.


O atual modelo não permite a realização de uma adequada e necessária preparação dos atletas, que deveria ser de, no mínimo, 30 dias, para as competições do nosso calendário. Além disso, esse modelo ainda penaliza os clubes com maior sucesso na temporada, uma vez que, aquele que obtém excelente desempenho esportivo em um ano, viverá, certamente, uma situação caótica na temporada seguinte.


Diante desses e tantos outros problemas que vivemos no nosso futebol, o Santos Futebol Clube vem demonstrando sua permanente inquietação, o que nos levou a contratar, junto ao consultor Amir Somoggi, um estudo sobre o calendário do futebol brasileiro, em novembro de 2012, que nos fornece muitos subsídios para tão importante discussão.


Ante o exposto, considerando os múltiplos interesses envolvidos e, sobretudo, convictos de que isoladamente nada conseguiremos, o Santos Futebol Clube se propõe a participar de discussões sobre este relevante tema e recomenda que as entidades de administração do futebol no Brasil criem ambiente para uma reflexão e debate entre autoridades, clubes, mídia esportiva, associações e sindicatos representativos e todos os demais protagonistas do futebol.


Odílio Rodrigues Filho

Presidente

Santos Futebol Clube