segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Foco total: Juan se esforça para brilhar no Vitória e apagar início de 2013


Juan, Vitória (Foto: Francisco Galvão/Divulgação/EC Vitória)Lateral busca reencontrar o bom futebol no Vitória

(Foto: Francisco Galvão/Divulgação/EC Vitória)


Dois mil e treze era um ano para ser esquecido. Até o fim de agosto, Juan não tinha motivos para colocar o ano da Copa das Confederações em sua estante de anuários e recordações. Um semestre afastado no São Paulo, como reserva, uma única chance com Ney Franco, perseguição da torcida. Assim tinha sido a temporada do lateral-esquerdo. Ídolo no Flamengo entre 2006 e 2010, com passagens pela Seleção Brasileira, Juan entrava para o hall dos escanteados. Até que o telefone tocou. Do outro lado da linha, a voz comunicava o interesse do Vitória. Não houve dúvida.


- É uma grande oportunidade na minha carreira. É hora de recuperar o tempo perdido – pensou o jogador.


Juan estava em São Paulo desde 2011. Havia retornado para o clube que o revelou após cinco temporadas no Flamengo. No primeiro ano, foram 60 partidas. Mas o número caiu. Foi emprestado para o Santos, retornou para o São Paulo. Não foi aproveitado. Estava onde queria, na cidade em que nasceu. Tinha a família e os amigos por perto. Era o que precisava e pretendia no momento.


Mas o lado pessoal começava a comprometer o profissional. Aos 32 anos, não havia mais tempo para desperdiçar. Fora de campo, tinha o que queria. Dentro dele, bem... Quase nunca estava entre as quatro linhas. Fora os seis meses afastados, foram apenas nove jogos pelo São Paulo. O dilema estava criado. Descartava acomodação, mas era hora de mudar o foco.


- Chegou um momento em que eu deixei tudo isso de lado e pensei: ‘Tenho que priorizar minha carreira’. Jogador tem uma carreira curta e tem que aproveitar esse pouco tempo de carreira para ter dedicação ao máximo e não priorizar outras coisas que não têm a ver com a carreira – externa o atleta.



Chegou um momento em que eu deixei tudo isso de lado e pensei: ‘Tenho que priorizar minha carreira’"


Juan



Esse foi o pensamento na hora de dizer "sim" ao Vitória. O ano complicado, a temporada atípica tinha uma chance de terminar diferente. Com tanto tempo sem jogar, viu na Bahia a possibilidade de dar a volta por cima. Diz que não pensou no “tudo ou nada”. E deu certo. Pelo Leão, foram oito partidas até agora. Todas como titular. Todas disputadas nos 90 minutos. Um gol e uma assistência.


Além da possibilidade de riscar o fracasso em solo paulista e escrever uma nova história em 2013, a negociação com o Vitória teve outro facilitador. Quando aceitou a proposta baiana, a ideia era reencontrar Caio Junior. Os dois se conheceram no Flamengo. Em 2008, com Caio no comando, o lateral teve seu melhor ano. Chegou até a Seleção Brasileira. A reedição da parceria, no entanto, durou apenas três dias.


Juan chegou a Salvador em uma quinta-feira à noite. No dia seguinte, fez exames médicos, treinou e foi apresentado. Dois dias depois, com o lateral de titular, o Vitória perdeu para o Criciúma por 1 a 0, no Barradão, e Caio Junior foi demitido.


Juan e Caio Junior; Vitória (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória)A parceria com Caio Junior durou apenas três dias na Toca do Leão (Foto: Francisco Galvão/EC Vitória)


O que era promessa de uma parceria tranquila, tornou-se apreensão. A chegada de um novo treinador poderia atrapalhar os planos. Mas a substituição terminou sendo benéfica da mesma forma. Um dia após a saída de um velho conhecido, a certeza da chegada de outro treinador com boas recordações. Ney Franco foi anunciado e, com ele, trouxe a certeza de dias melhores para Juan.


O novo treinador do Vitória foi o mesmo que lhe deu uma nova chances, meses antes, em São Paulo. Os dois também trabalharam juntos no Flamengo. O lateral, inclusive, foi o primeiro a falar sobre o novo técnico na Toca do Leão. Elogiou e, até mesmo, antecipou como Ney gosta de trabalhar. A nova parceria não poderia ser melhor.


Juan são paulo treino (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)No São Paulo, o lateral foi reintegrado por Ney

Franco nesta ano (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)


- Claro que foi boa a vinda dele, porque é um treinador que já me conhece, sabe como eu gosto de jogar. Quando cheguei, eu disse que um dos motivos que pesaram para a minha vinda foi ter trabalhado com Caio Junior. Como a diretoria optou pela troca do treinador, vindo o Ney, foi bom também, porque é um grande treinador e já nos conhecemos – reconhece o ala.


Treinos, jogos e muita dedicação


Aos 32 anos de idade, Juan sabe que não pode desperdiçar novas oportunidades. O amadurecimento profissional e a certeza de que a carreira não terá mais tantos anos pela frente parecem ter contribuído para a mudança do jogador. O lateral está extremamente focado em dar certo no Vitória. A tal ponto de repetir a palavra foco dez vezes em pouco mais de 18 minutos de entrevista.


- Meu foco é realmente no próximo treino, no próximo jogo. Essa é a dedicação que estou tendo, pensar no momento. Não ficar pensando no que vai acontecer, porque você acaba perdendo o foco do que realmente você precisa. O que eu preciso hoje é jogar e jogar bem a cada dia, a cada jogo – diz.


Do dia em que chegou à capital baiana até a realização desta entrevista, passaram-se 28 dias. Pouco menos de um mês. Neste período, Juan fez sete jogos, média de uma partida a cada quatro dias. A combinação da obsessão por jogar bem e o pouco tempo livre resultaram em um Juan caseiro em seu primeiro mês na Bahia.



Meu foco é realmente no próximo treino, no próximo jogo. Essa é a dedicação que estou tendo, pensar no momento"


Juan



A maior parte do tempo, o jogador passou em um hotel de Salvador. A mudança para o apartamento foi recente. Casado, mudou-se sozinho. A esposa teve que ficar em São Paulo por causa do emprego. Foram somente duas visitas neste período. Isso quando as folgas dos dois coincidiam.


- Preferia tê-la aqui. Ela, sem dúvida, é uma grande companheira. Estaria me ajudando em muitas coisas que eu tenho que fazer, e ela poderia fazer por mim – lamenta.


No elenco, o jogador mais próximo do lateral é o zagueiro David Braz. Os dois já se encontraram no Flamengo e no Santos. A proximidade serviu para facilitar a adaptação em Salvador. Apesar da rotina pesada de jogos e treinos, Juan conseguiu arrumar um tempo para ver os tão falados pontos turísticos da capital baiana. Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra e Praia do Forte já foram riscados na lista de pendências comum aos turistas.


Como bom católico que é, Juan dedicou um tempo para ir também a templos religiosos da cidade. Subiu a Colina Sagrada para conhecer a Igreja do Bonfim. No Pelourinho, não deixou de visitar a Igreja de São Francisco, conhecida mundialmente pela exuberância interna, já que é revestida em ouro.


Juan; Vitória (Foto: Francisco Galvão/Divulgação/EC Vitória)Lateral não precisou de muito tempo para se ambientar (Foto: Francisco Galvão/Divulgação/EC Vitória)


O lateral diz que, em suas orações, prefere agradecer e pedir saúde para ele e sua família. Entretanto, garantiu a fita do Senhor do Bonfim e não deixou de fazer um pedido especial para o Vitória.


- Nosso objetivo é chegar, em um determinado momento do Campeonato [Brasileiro], com a chance de brigar pelo G-4. A gente andou meio próximo da zona do rebaixamento, e nosso primeiro objetivo estava sendo dar uma separada dessa zona. Acho que a gente conseguiu uma sequência conquistando pontos para, se Deus quiser, no fim do Campeonato estar brigando pelo G-4, conseguir uma série de vitórias boas no fim do Campeonato para conseguir a vaga na Libertadores – acredita.


Terminar bem o campeonato e ajudar o Vitória a brigar pelas primeiras colocações do Brasileirão seria perfeito para coroar um ano que não começou nada bem. Aos 32 anos, Juan busca motivação de um garoto para refazer seu nome. Foco para isso é o que não falta.


Clique aqui e assista a vídeos do Vitória