O Santos teve um torcedor especial na partida do último domingo, contra o Botafogo, na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Trata-se do menino Júlio Cézar, um garoto que pela primeira vez na vida assistiu a um jogo num estádio de futebol.
Torcedor do Peixe, a criança possui uma doença neuromuscular progressiva e utiliza os movimentos dos olhos para se comunicar. A SantosTV gravou a experiência do jovem na casa do Alvinegro (veja no vídeo acima). O médico pediatra Márcio Barros, que acompanhou o menino, explicou sobre o problema de Júlio Cézar.
- Ele não tem uma conexão adequada do impulso neurológico com a movimentação da musculatura. Então, ele tem uma cabeça absolutamente normal, do ponto de vista intelectual, em um corpo doente. É uma criança que entende tudo, teria condições de se comunicar se a musculutatura do corpo funcionasse normamente, mas ele não tem. Então, ele se comunica com o pouco da musculatura que funciona, que é o movimento dos olhos basicamente.
- Botafogo vence Santos na Vila Belmiro
- Santos perde invencibilidade de mais de um ano na Vila Belmiro
- Leia mais notícias do esporte em SANTOS e REGIÃO
A ideia de levar Júlio Cézar para assistir ao Santos veio do próprio médico. Ele conseguiu convencer o motorista da ambulância, a enfermeira e o dono da empresa que presta os serviços médicos para a criança a realizar a empreitada sem cobrar nada da família do menino. Na Vila Belmiro, o torcedor recebeu o carinho especial dos mascotes do Peixe, Baleinha e Baleião, das cheerleaders do Alvinegro Praiano e de diversos jogadores que, do gramado, cumprimentaram o garoto.
Infelizmente, a criança não pode acompanhar uma vitória do time de coração, já que o Santos foi derrotado por 2 a 1. Mas, ele teve outra surpresa especial ao final da partida. Fã de Neilton, Júlio Cézar conheceu pessoalmente ao atacante. O jogador santista falou sobre o encontro especial.
- Fico sem palavras. Quando me contaram isso (que Júlio era fã de Neiton) até contei para minha mãe. Ela ficou toda emocionada. Eu gosto de ajudar bastante as crianças, ver o sorriso no rosto delas. Para mim, não tem preço isso. Sempre que eu puder ajudar, vou estar aqui do lado.
Com lágrimas nos olhos, a mãe do garoto, Cristina Maria da Silva, falou sobre o momento marcante para a família.
- Só tenho a dizer que foi tudo maravilhoso! Acho que é o que ele (Júlio Cézar) ia dizer também. Dá para você ver pela carinha dele. Nem eu estou acreditando ainda.
Júlio Cézar acompanhou o jogo do Santos ao lado da família e do médico (Foto: Ricardo Saibun / Santos FC)