Até o início da 22ª rodada, o ataque do Cruzeiro só havia passado em branco em duas oportunidades: diante de Fluminense e Santos. É até difícil ver o melhor ataque da competição, com 48 gols, não balançar a rede. E não fosse o goleiro Cássio , do Corinthians, mais uma vez veríamos gols da Raposa. Guardadas as proporções, o paredão fez lembrar sua atuação contra o Chelsea na final do Mundial de Clubes em 2012 e salvou o Timão em ao menos três oportunidades, segurando o resultado em mais uma atuação apática de sua equipe no Campeonato Brasileiro, mas desta vez contra o líder da competição. Coincidentemente, também contra um time que veste azul. A participação de Cássio foi tão emblemática e decisiva para o resultado do jogo que o fez desbancar outros cinco jogadores que receberam nota 8,0, inclusive Gideão, do Náutico, que foi destaque contra o Flamengo e merece menção honrosa. O goleiro do Timão receberá o prêmio Armandinho por ter sido o melhor da 23ª rodada.
Além do supracitado Gideão, Paulo Baier (Atlético-PR), Ronaldinho (Atlético-MG), Wallyson (Bahia) e Rodrigo (Goiás) fizeram grandes partidas e ajudaram suas equipes a vencer. O veterano meia do Furacão marcou o único gol na difícil partida contra a Ponte Preta e conseguiu se destacar apesar da forte chuva e o gramado pesado. O camisa 10 do Galo deu passe espetacular para Fernandinho e cobrou a falta que originou o segundo gol de seu time contra o Vasco. O atacante do Tricolor baiano entrou na segunda etapa e fez cruzamentos precisos para Fernandão e Obina virarem o jogo contra o Botafogo, no Maracanã. E o zagueiro do Esmeraldino ganhou todas contra o ataque do São Paulo além de decidir o jogo em cobrança de falta.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
GOLEIRO
Gideão, do Náutico, mereceria aparecer como melhor da rodada por ter impedido o ataque do Flamengo de fazer gols. E até teve nota para isso: 8,0. Porém, Cássio estava inspirado e fez três defesas incríveis contra o poderoso ataque do Cruzeiro, garantindo o 0 a 0 no placar. Na melhor delas (veja no vídeo ao lado), salvou com a perna direita uma cabeçada de Nilton no contrapé, em um lance de puro reflexo. Ainda fez outras duas grandes defesas em chutes de Willian e Egídio. No fim do jogo, saiu bem e evitou o gol de Júlio Baptista em mais uma boa intervenção. Com isso, a nota 8,0 e sua atuação geral o levaram a ser não ser o melhor goleiro, mas o craque da 23ª rodada.
LATERAL-DIREITO
O Criciúma fez uma partida muito abaixo da média diante do Santos na derrota por 2 a 1. Ainda assim, se teve algum destaque, este foi o lateral Tony . Com mais liberdade devido ao esquema com três zagueiros, ele arriscou finalizações, conseguiu alguns bons desarmes, errou apenas um passe e levou a melhor diante de Mena, do Peixe. Para completar sua participação, conseguiu marcar um gol em um lance de sorte. Seu cruzamento foi preciso para Leonardo, que errou a cabeçada e a bola enganou Aranha, morrendo no fundo da rede (veja no vídeo ao lado). Nota 7,0 para o jogador do Tigre.
ZAGUEIROS
Rodrigo nem precisaria ter feito um gol para estar na seleção da rodada. O zagueiro do Goiás fazia uma partida impecável, anulando completamente os centroavantes do São Paulo - primeiro Luis Fabiano, depois Aloísio. No entanto, ele ainda acertou um petardo em cobrança de falta próximo do fim do jogo e contou com a sorte - já que a bola bateu nas costas de Rogério Ceni - para ser decisivo e marcar o gol da vitória de sua equipe (veja no vídeo ao lado). Pelo conjunto da obra, recebeu nota 8,0. Valdomiro teve a ingrata missão de marcar o poderoso ataque do Internacional, em partida fora de casa. E levou a melhor, principalmente sobre Leandro Damião, que não conseguiu uma finalização sequer. O zagueiro ainda conseguiu duas roubadas de bola e cometeu apenas uma falta no jogo. Sua atuação lhe rendeu 7,0 na opinião dos avaliadores.
LATERAL-ESQUERDO
Bruno Collaço fez uma partida correta. Se não foi brilhante na frente, deu poucos espaços atrás e ganhou a maioria das disputas com Luiz Antônio, aparecendo em certos momentos para finalizar a gol (veja uma delas no vídeo ao lado). Com isso, recebeu nota 6,5, já que fazia parte do sistema defensivo do Timbu que não sofreu gols do Flamengo. Vale menção para outros jogadores que estiveram bem em suas partidas e receberam a mesma nota de Collaço: Ronan (Fluminense), Igor (Corinthians), Juan (Vitória) e Reinaldo (São Paulo).
VOLANTES
Diante do Fluminense, no empate em 1 a 1 Maracanã, o volante Gil deu uma aula de como um jogador da sua posição deve atuar. Com muita disposição e vontade, ele conseguiu quatro roubadas de bola para sua equipe, cometeu apenas duas faltas na partida e não errou um passe sequer no confronto, ajudando o Coxa a chegar à frente em muitas oportunidades. No fim, ainda teve a chance de marcar o gol da vitória, mas acabou acertando a trave de Cavalieri (veja no vídeo ao lado). Uma atuação que lhe rendeu nota 7,0. Rodrigo Caio, do São Paulo, também foi muito bem no fim de semana.
MEIAS
Paulo Baier pode até não ser o camisa 10 do Atlético-PR - ele atua com o número 30. Mas suas exibições com tamanha classe fazem o torcedor do Furacão não ter dúvidas de que ele mereceria tal honraria. Dessa vez, mesmo com um gramado encharcado devido à forte chuva, o veterano marcou um belo gol (veja no vídeo ao lado) ao pegar um chute de primeira, e ainda conseguiu distribuir bem o jogo, levando perigo constante à defesa da Ponte na vitória por 1 a 0. Tal atuação lhe rendeu nota 8,0 na opinião dos avaliadores, a mesma de Ronaldinho, do Atlético-MG. O meia do Galo teve um primeiro tempo brilhante contra o Vasco, dando um passe espetacular de calcanhar para o gol de Fernandinho e ainda cobrando a falta que originou o gol contra de Rafael Vaz. Se não tivesse tido uma queda de produção na segunda etapa, poderia facilmente ter se sagrado o craque da rodada.
ATACANTES
O trio ofensivo da seleção da rodada começa por Thiago Ribeiro , do Santos. Ele buscou o jogo a todo momento, sofreu faltas e procurou finalizar a gol sempre que possível. Ainda mostrou oportunismo ao marcar o primeiro gol do Santos ao se posicionar bem dentro da área (veja no vídeo ao lado). Com isso, recebeu nota 7,5. A avaliação foi a mesma para Diogo , da Portuguesa, que fez uma ótima partida na vitória da Lusa sobre o Internacional: obrigou Muriel a fazer duas defesas, acertou uma bola na trave e deu passe para o gol de Wanderson. Wallyson, do Bahia, foi ainda melhor. Entrou na segunda etapa e colocou duas bolas precisas nas cabeças de Fernandão e Obina ajudando o Bahia a virar o jogo e sair com a vitória sobre o Botafogo no Maracanã por 2 a 1. Com isso, foi avaliado com nota 8,0, a melhor entre os jogadores de sua posição.