Vagner Mancini, do Atlético-PR, e Claudinei Oliveira,
do Santos (Foto: Sites oficiais/Divulgação)
O Atlético-PR, invicto há dez partidas no Campeonato Brasileiro, tenta fincar o pé no G-4. O Santos, que não perde há seis jogos, sonha com uma arrancada para chegar entre os primeiros colocados. Neste cenário, Furacão e Peixe duelam nesta quarta-feira, a partir de 19h30m (horário de Brasília), no Durival de Britto, em Curitiba, pela 18ª rodada da competição.
O Furacão, terceiro colocado com 30 pontos, aposta no atacante Ederson, artilheiro do Brasileirão com 12 gols. O time também conta com o fator casa. Mesmo longe da Arena da Baixada, o Rubro-Negro não perde há sete meses como mandante. Para encarar o Santos, o técnico Vagner Mancini conta com os retornos de Manoel e Paulo Baier. Por outro lado, ele não terá o volante Bruno Silva.
Já o Santos espera alcançar os primeiros colocados. O time - que tem dois jogos a menos que a maioria dos adversários - é o 11° colocado, com 22 pontos. Para subir na tabela, além do time paranaense, o Santos vai precisar superar os desfalques. O técnico Claudinei Oliveira não terá jogadores como Mena, Arouca, Montillo e Gabriel. O lateral-esquerdo Léo, de volta à posição de origem, e o volante Alison são as principais novidades.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida entre Atlético-PR e Santos em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir de 19h. O Premiere FC 2 transmite o jogo através do sistema pay-per-view.
Atlético-PR: o zagueiro Manoel volta após cumprir suspensão e entra no lugar de Dráusio. Já o meia Paulo Baier, poupado nos 4 a 1 sobre o Náutico, substitui o suspenso Bruno Silva. O técnico Vagner Mancini não deve promover outras alterações. Com isso, o provável Furacão tem Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Willian Rocha; João Paulo, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Ederson.
Santos: Claudinei Oliveira não fez mistério e já confirmou a escalação do Peixe para o jogo contra o Furacão. Sem o lateral-esquerdo Eugenio Mena, o volante Arouca, o meia Montillo e o atacante Gabriel, o Alvinegro deve ir assim para o jogo: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Léo; Alison, Alan Santos, Leandrinho e Cícero; Everton Costa e Thiago Ribeiro.
Atlético-PR: o volante Bruno Silva cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O lateral-esquerdo Pedro Botelho, com entorse no joelho, fica fora do time por mais duas semanas.
Santos: Eugenio Mena (suspenso), Arouca (lesão na coxa direita), Montillo (lesão na coxa esquerda) e Gabriel (com a seleção brasileira sub-17).
Atlético-PR: Éderson, João Paulo e Luiz Alberto.
Santos: Aranha, Arouca, Cícero, Durval, Edu Dracena, Neilton e Rafael Galhardo.
Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita o jogo, auxiliado por Thiago Gomes Brígido (CE) e José Javel Silveira (RS). O árbitro já atuou em quatro partidas da Série A deste ano, mas nenhuma que envolvesse o Atlético-PR. Do Peixe, Marcelo trabalhou no empate por 1 a 1 com o Grêmio. Ele tem média de 4,7 amarelos e aplicou dois cartões vermelhos. Assinalou dois pênaltis e marca 28,3 faltas a cada jogo. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, são 34,2 faltas e 0,2 pênalti por confronto.
Atlético-PR: invicto há dez rodadas no Brasileirão, o Furacão é a sensação da competição. Além de contar com Ederson, o artilheiro da Série A com 12 gols, o Atlético-PR é o segundo time que mais finaliza, atrás apenas do líder Cruzeiro. Foram 249 arremates (14,6 por confronto). Curiosamente, as seis vitórias do Rubro-Negro paranaense sobre o Peixe na história do Brasileiro foram em Curitiba. A expectativa é de ampliar essa marca, desta vez no Durival de Britto.
Santos: com muitos jogadores da base, o Peixe busca se firmar no Brasileirão. Depois de vencer o Fluminense no Rio - sua primeira vitória fora do estado de São Paulo -, o Alvinegro praiano confia em mais um resultado positivo longe de casa. O Santos é um dos times que mais capricham nos passes. Tem média de apenas 27,8 erros neste fundamento por confronto. Além disso, tem sido um time bem leal na marcação, com apenas 15 faltas cometidas por duelo.
O Atlético-PR de Paulo César Carpegiani venceu o Santos de Neymar, Robinho e companhia por 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro 2010. Os gols foram marcados pelos "Brunos": Costa, o zagueiro, e Mineiro, o atacante. O Furacão teve chances para ampliar, mas Paulo Baier e Alex Mineiro ficaram no quase. Naquele ano, o Rubro-Negro terminou no quinto lugar, e o Peixe, na oitava posição. Confira a ficha do jogo no Futpédia.
