domingo, 22 de setembro de 2013

Santos vence Criciúma por 2 a 1 na Vila Belmiro e volta a sonhar com G-4





  • manjada e letal


    casquinha


    A jogada do primeiro gol do Peixe já havia dado certo contra o Inter há quase duas semanas. Neste domingo, voltou a funcionar, com Thiago Ribeiro aparecendo para completar na segunda trave




  • personalidade


    Willian José


    Depois de balançar as redes contra o Grêmio, o atacante pediu mais oportunidades. Recebeu neste domingo e não decepcionou, marcando o segundo do Peixe na Vila




  • apagado


    W. Paulista


    Principal esperança de gols do Tigre, o experiente jogador apareceu muito pouco, principalmente por conta da falta de criatividade do setor ofensivo do time catarinense





Após três jogos sem vencer, o Santos voltou a sonhar com o G-4 do Campeonato Brasileiro ao bater o Criciúma por 2 a 1, na noite deste domingo, na Vila Belmiro, em partida válida pela 23ª rodada da competição. Os atacantes Thiago Ribeiro e Willian José marcaram os gols dos santistas, que agora somam 32 pontos, na sétima posição. O zagueiro Leonardo descontou para os catarinenses.


Um novo triunfo sobre o lanterna Náutico, na quarta-feira, também na Baixada Santista, em partida remarcada da 11ª rodada do Brasileirão, deixará o Alvinegro a apenas quatro pontos do grupo que garante vaga na Taça Libertadores do ano que vem.



Já o Tigre chegou ao quinto confronto sem vitória e permanece na zona do rebaixamento, com 24 pontos, em 17º lugar. No próximo domingo, a equipe de Santa Catarina tem pela frente um adversário direto na luta contra a queda: o Flamengo, que está a três pontos e uma posição a sua frente. O duelo será no Maracanã.


Peixe avassalador


Os dois técnicos inovaram nas escalações, mas parece que só o Santos conseguiu render o que o seu comandante esperava. Com Willian José na vaga de Gabriel e Renê Júnior e Leandrinho nos lugares dos suspensos Alison e Cícero, os donos da casa dominaram o meio de campo e criaram as melhores chances da primeira etapa. Do lado catarinense, os três zagueiros escalados por Silvio Criciúma não foram suficientes para segurar a pressão alvinegra.


Recuperando a forma física, o meia Montillo comandou a equipe e quase abriu o placar aos oito minutos, ao carimbar o travessão em uma cobrança de falta. Sem forçar, o Peixe seguiu melhor e, depois de outras chances, finalmente marcou o primeiro gol, em jogada de escanteio. Montillo cobrou, Gustavo Henrique desviou, e Thiago Ribeiro apareceu na segunda trave para empurrar para as redes aos 19 minutos.


O Santos continuou mais perigoso e, em outra jogada em que a bola passou pelos pés do seu camisa 10, ampliou. Aos 41, na ponta direita, Montillo cruzou rasteiro para trás, e Willian José bateu firme para vencer Helton Leite e marcar o segundo. Enquanto isso, o Tigre pouco assustou. Quando conseguiu chegar, Aranha fez boa defesa em chute de longe de João Vitor.


Willian josé Santos gol Criciúma série A (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado)Willian José comemora segundo gol do Santos contra o Criciúma (Foto: Léo Pinheiro / Agência Estado)


Sono santista e reação catarinense


Na etapa final, o Criciúma voltou mais ligado e apareceu com mais frequência no ataque. Porém, fez muito pouco para conseguir esboçar uma reação. Para piorar a situação do time catarinense, o Peixe explorava com perigo os contra-ataques, em busca de um gol que praticamente selaria a sorte do jogo.


O ex-santista Wellington Paulista bem que tentou, quando saiu frente a frente com Aranha, mas viu o goleiro do Alvinegro se antecipar e fazer a defesa. Em outro lance, o camisa 1 do Peixe conseguiu se recuperar a tempo de salvar o time mais uma vez em batida de falta de Tony.


De tanto tentar, o Tigre finalmente diminuiu. Aos 33 minutos, em outra falta batida de falta de Tony, Aranha foi enganado por Leonardo e foi vencido no lance. O que parecia fácil para os anfitriões foi ficando preocupante.


Pressionado, o Santos teve uma grande chance de matar a partida aos 45, quando Giva recebeu lançamento de Thiago Ribeiro, se enrolou com a bola, mas deixou a defesa do Tigre para trás e, livre na cara de Helton Leite, bateu para fora, levando a torcida à loucura na Vila Belmiro.