segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Teve Isso! Ganso do Amapá, prévia do gol mil e homenagem inusitada


Paulo Henrique Ganso veste a camisa 8 do São Paulo e é um dos jogadores mais caros do futebol brasileiro. Jonnathan Caldeira de Freitas está no Santana, clube amador do Amapá, e procura um espaço no futebol profissional. A ligação entre os dois? Descubra abaixo, no Teve Isso! O fim de semana do futebol brasileiro rendeu ainda outras boas histórias. Teve 'chuvarada' na Série B, e 'clima infernal' na Copa Rio. Túlio Maravilha fez um gol mil simbólico, e um time de Uberlândia se antecipou ao Red Bull Leipzig, da Alemanha, com o gol-relâmpago ensaiado. Confira tudo no Teve Isso!


O 'Gansinho' do Amapá


Na modesta seleção de Santana, clube amador do Amapá, Jonnathan Caldeira de Freitas, de 21 anos, seria apenas mais um dos vários jogadores que buscam ser vistos para ter alguma chance no futebol profissional. No entanto, um laço sanguíneo faz do jovem um atleta diferente neste grupo. Jonnathan é meio-irmão de Paulo Henrique Ganso. Ambos são filhos de Amarildo da Silva Chagas. No entanto, o jovem amapaense viu o irmão famoso apenas duas vezes na vida. Participando de duas competições amadoras em seu estado natal, Jonnathan sonha em ter o mesmo sucesso do camisa 8 do São Paulo, mas espera trilhar o próprio caminho.


Jogador amador no Amapá, irmão de Ganso sonha em ser profissional (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)Jogador amador no Amapá, irmão de Ganso sonha em ser profissional (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

- Não espero ser igual ao Ganso, mas as cobranças sempre existem, pois é um grande jogador. Nem pretendo me aproveitar disso. Quero fazer por mim e conquistar o meu espaço. Meu pai me influenciou e incentivou muito e espero um dia poder corresponder à aposta dele. Não preciso provar nada ao meu irmão, vou continuar fazendo a minha parte – declarou o jovem.


Jonnathan já tentou a sorte em clubes como o Independente, de Limeira-SP, Payasndu, São Raimundo-PA e São José-AP.


Polo aquático na Série B?


A chuva que castiga o Sul do Brasil, especialmente Santa Catarina, não poupou o clássico do estado entre Joinville e Avaí. Em campo, o Leão da Ilha conseguiu manter a boa fase e saiu com a ótima vitória por 2 a 1. Mas o triunfo foi obtido após uma luta intensa de todos os jogadores, que superaram as várias poças d’água no gramado da Arena Joinville. No segundo tempo a chuva se intensificou e a saída das duas equipes foi investir no jogo aéreo. As chuvas também prejudicaram o Caçador Atlético Clube, time da segunda divisão catarinense. O estádio municipal de Caçador ficou completamente alagado.


estádio municiapal caçador, chuvas, santa catarina, clube, futebol (Foto: Reprodução Facebook)Estádio Municiapal de Caçador ficou completamente alagado (Foto: Reprodução Facebook)


Prévia do gol mil


A batalha pelo milésimo gol ainda não acabou para Túlio Maravilha. Após ter rescindido com o Vilavelhense, o veterano artilheiro aguarda o acerto com um novo clube e mantém esperanças de alcançar a marca ainda em 2013. Segundo as contas do jogador, falta apenas um tento para conseguir tal feito. À espera de uma nova equipe, Túlio esteve em Cuiabá, para um evento comercial, e marcou um simbólico milésimo gol. Em um ‘golzinho’.


- Essa é uma prévia – brincou o atacante, que tem 44 anos.


Túlio 'marca' gol mil simbolicamente (Foto: Robson Boamorte)Túlio Maravilha faz uma 'prévia' do gol mil (Foto: Robson Boamorte)


Túlio garante que está mantendo a forma e espera uma boa proposta para seguir sua saga. Ele aproveitou para, mais uma vez, revelar sua mágoa com o atual presidente do Botafogo, Maurício Assumpção.


- Seria bom se fosse com a camisa do Botafogo, mas não posso esperar acabar o mandato do Mauricio, que será em 2015. Com ele lá não vejo chance nenhuma de voltar ao clube – disse.


Gol-relâmpago alemão inspira time amador. Ou o contrário?


Na última semana, o Red Bull Leipzig surpreendeu o mundo do futebol com seu gol relâmpago, na vitória por 3 a 1 sobre o Stuttgart II, pela terceira divisão do Campeonato Alemão. Após o pontapé inicial, o time levou oito segundos para fazer o gol, em jogada ensaiada. No entanto, se engana quem acha que tal tática é inédita. Um time brasileiro já havia se beneficiado com uma estratégia parecida. Uma equipe mineira. Da segunda divisão do Campeonato Amador de Uberlândia.


Há três meses, a Associação Atlética Santa Mônica marcou um tento semelhante ao do time alemão. Segundo o técnico da equipe mineira, Erick Borges, a jogada é fruto do trabalho nos treinos. Após ‘ficar no quase’ várias vezes, o gol saiu na vitória por 2 a 1 contra o Treze. O autor do tento, Tiago Pescador, até se surpreendeu com o momento.


- Foi engraçado, porque todo jogo fazíamos essa jogada e sempre ficávamos no quase. Até que nesse dia saiu. O Lucas Pádua escorou e eu só tive que marcar. Sempre torcíamos para dar certo, mas na hora que acontece acaba nos surpreendendo – disse.


Calor na Copa Rio


Em dias de muito calor, é comum um árbitro fazer uma pausa técnica em uma partida de futebol para que os jogadores possam se hidratar. No entanto, no confronto entre Ceres e America, pela quinta rodada da Copa Rio, tal paralisação veio antes da hora. E duas vezes. Rafael Barbosa, zagueiro do time americano, e Douglas Silva, da equipe visitante, passaram mal com a alta temperatura no Rio de Janeiro e tiveram que deixar a partida, que foi realizada no estádio João Francisco, em Bangu.


Zagueiro Barbosa, do America-rj, passa mal com o calor no Rio (Foto: Rui Zilnet)Zagueiro Barbosa, do America, passou mal com o calor no Rio (Foto: Rui Zilnet)


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, os termômetros marcavam cerca de 37ºC no momento. Mas as pessoas presentes garantem que a sensação térmica ultrapassava a casa dos 40ºC. A partida terminou empatada por 2 a 2.


Botafogo-SP apela aos céus


Com uma dívida de R$ 55 milhões, o Botafogo-SP luta para não ter que tomar uma medida drástica para poder se salvar: vender o estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP. Em meio à crise financeira, o clube aproveitou o Campeonato Paulista de Balonismo, que foi disputado no último fim de semana na cidade, para fazer uma campanha de sensibilização. Em um dos balões da competição havia a mensagem ‘#salve o Santa Cruz’. O Botafogo-SP foi eliminado na primeira fase da Série D e está sem competições até o fim do ano.


Botafogo-SP balão (Foto: Rafael Martinez / Agência Botafogo)Botafogo-SP aproveita Paulista de Balonismo para sensibilizar Ribeirão Preto (Foto: Rafael Martinez / Agência Botafogo)


Bronca no Serra Dourada


A torcida do São Paulo teve direito a apenas 17% do espaço físico da arquibancada do Serra Dourada para o confronto contra o Goiás. No entanto, boa parte dos 24.789 torcedores que foram ao estádio era de são-paulinos. O resultado disso? Confusão. Com a parte destinada aos tricolores lotada, a Polícia Militar optou por ampliar o espaço dos visitantes, o que irritou alguns esmeraldinos. Os torcedores do Goiás atiraram pedras e outros objetos nos rivais, e a PM respondeu com bombas para dispersá-los.


Diante da confusão na arquibancada, o goleiro do São Paulo, Rogério Ceni, não ficou quieto. Aos 15 minutos, ele jogou a bola para fora e pediu aos torcedores que calmassem os ânimos. O capitão são-paulino também solicitou a ajuda de Walter, que, por sua vez, mandou o recado para a torcida alviverde e pediu o fim da briga. (veja o vídeo)


Homenagem inusitada


Na vitória por 2 a 1 do Atlético-MG diante do Vasco, Fernandinho fez o gol mais bonito da 23ª rodada do Brasileirão. Em uma bela tabela com Ronaldinho, o atacante passou pelo zagueiro Cris e tocou na saída de Michel Alves. Na hora de dedicar o golaço, o jogador alvinegro inovou. Nada de homenagens à esposa, à mãe, ou à família. Ele lembrou o filho, Levi, que completou um ano no último domingo. Mas também homenageou o filho do advogado, Rafinha.


- Esse gol tem um gosto especial, é para o meu filho, que faz um ano hoje, e além dele tem o filho do meu advogado, Rafinha, queria mandar esse gol para os dois e pedir para que Deus abençoe os dois – declarou o atacante.


Cordialidade entre rivais na Paraíba


O futebol paraibano vive grande momento. Enquanto o Treze lidera o Grupo A da Série C, o Botafogo-PB conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. A boa fase fez até com que os rivais deixassem as provocações de lado e se unissem. Antes da vitória por 1 a 0 do Belo sobre o Tiradentes-CE, que garantiu o retorno do Bota-PB à terceira divisão, o presidente do Treze, Eduardo Medeiros, enviou uma mensagem de celular ao dirigente máximo do Botafogo-PB, Nelson Lira, parabenizando-o pela conquista.


mensagem, treze, botafogo-pb, série d (Foto: Phelipe Caldas / Globoesporte.com/pb)Mensagem do presidente do Treze, Eduardo Medeiros, ao presidente do Botafogo-PB, Nelson Lira

(Foto: Phelipe Caldas / Globoesporte.com/pb)


- Bom dia amigo. Velho, desejo que a Paraíba tenha mais um clube na “C”, mesmo porque pelo excepcional trabalho que vocês estão fazendo nada mais legítimo e justo do que a ascensão do Botafogo. Vocês conseguirão. Meus parabéns pelo trabalho e boa sorte. Eduardo Medeiros, presidente do Treze – escreveu o dirigente do Galo.