terça-feira, 17 de setembro de 2013

Em alta, Gustavo Henrique ganha posição de Durval na zaga santista


Zagueiro Gustavo Henrique treino do Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Gustavo Henrique será titular contra o Grêmio

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


O técnico Claudinei Oliveira surpreendeu, durante a entrevista coletiva desta terça-feira, ao anunciar o zagueiro Gustavo Henrique como titular do Santos no lugar de Durval, dono da posição desde 2010 e segundo jogador que mais vezes atuou no ano (49), para o jogo de quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Grêmio, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma decisão, garantiu o treinador, de caráter técnico.


- A opção foi tomada pelos últimos jogos. O Durval tem um histórico maravilhoso no clube, jogou acho que 90% das partidas do Santos no ano, é um baita de um zagueiro, um dos melhores. Mas o Gustavo está melhor, e é minha opção de momento. O Durval vinha sentindo um incômodo no posterior da coxa, mas à priori a não escalação dele não é por isso. É por opção técnica – explicou.


Gustavo Henrique atuou pela última vez na derrota por 2 a 0 para o Flamengo, na última quinta-feira, no lugar de Edu Dracena, poupado. Dois dias antes, o zagueiro substituiu o próprio Durval, também preservado por Claudinei em razão da maratona de jogos, na vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, em Novo Hamburgo (RS).


O jovem de 20 anos tem 12 jogos pelo Santos e recebeu muitos elogios, principalmente, após as vitórias sobre Atlético-MG (1 a 0, na Vila Belmiro) e São Paulo (2 a 0, no Morumbi), quando marcou Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano, respectivamente. O jogador não foi relacionado para o encontro com o Botafogo, no último domingo (derrota por 2 a 1, na Vila) por estar com a seleção brasileira sub-20.


A ausência de Durval, no entanto, não significa que o zagueiro esteja fora dos planos.


- A gente conta com ele, com certeza. É um cara além de bom, excelente profissional, muito bom de grupo. - afirma Claudinei.


Desta forma, o Santos enfrenta o Grêmio com: Aranha; Rafael Galhardo, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Eugenio Mena; Alison, Arouca (Renê Júnior), Cícero e Montillo (Renato Abreu); Thiago Ribeiro e Gabriel. O Peixe ocupa o nono lugar do Brasileirão, com 28 pontos e um jogo a menos que a maioria dos concorrentes.